top of page

Santos Anjos da Guarda


Santos Anjos da Guarda

No dia de hoje, a Igreja faz memória aos Santos Anjos da Guarda que são mencionados em diversas passagens da Sagrada Escritura. Os Anjos são puros espíritos, ao contrário de nós que somos uma união de corpo e alma; mas mesmo eles estando mais próximos de Deus no Céu, Deus os criou para que nos servissem, acompanhando-nos e protegendo-nos do mal, conhecidos por "mensageiros". Recordando o Evangelho da festa dos Arcanjos, celebrada na quinta-feira passada, podemos entender um pouco como os anjos se comportam no Céu: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem” (Jo 1,51); eles ficam em contínua adoração ao Senhor e formam como uma escada, de acordo com seu grau de contemplação divina, por isso os diferentes coros angélicos: anjos, arcanjos, serafins, querubins...

Em Mt 4, 5-6, podemos ver novamente a função dos Santos Anjos, protegendo e servindo a Nosso Senhor Jesus Cristo: "O demônio transportou-o à Cidade Santa, colocou-o no ponto mais alto do templo e disse-lhe: Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado, para não machucares o teu pé em alguma pedra." Jesus, Deus Filho, não precisaria de Anjos para o proteger, mas para estarem em adorando-O como também fizeram; mas sua natureza humana, O permitiu ter Anjos o acompanhando em diversos momentos, como nas tentações do deserto. Assim, também nós temos Anjos para nos proteger das batalhas contra o Inimigo e seguirmos o caminho da santidade. Jamais esqueça de seu Anjo da Guarda, lembre-se de pedir ajuda a ele para sempre trilhar o caminho rumo à Salvação!

"Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumine. Amém!"

 

Informações do autor:

Vítor Kano

Seminarista 1º ano de Filosofia

Seminário São José

Catedral Osasco


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page