top of page

Santa Cecília


Santa Cecília

Cecília, de família romana nobre, viveu próximo dos anos 150, período em que os cristãos eram perseguidos e que ainda eram minoria. Herdou sua fé através dos discípulos. Cristã desde pequena, fez um voto de castidade para viver o amor de Deus e de Cristo. Entretanto, ela foi prometida em casamento a um jovem chamado Valeriano. No dia do casamento, apesar da alegria de todos que celebravam com o casal, Cecília estava muito triste. Então, resolveu contar ao seu noivo a verdade sobre sua fé e sobre seu voto. O jovem, após ouvir toda a convicção com que Cecília falava do seu amor à Deus, se converteu e decidiu que iria respeitá-la em seu voto. Naquela mesma noite, ele foi batizado e contou tudo o que ocorrera ao seu irmão, Tibúrcio, que também se converteu.

Cecília, sentindo-se instrumento de Deus para as maravilhas que estavam acontecendo, cantou para Deus: “Senhor, guardai sem manchas o meu corpo e minha alma, para que não seja confundida”. Por este motivo, Cecília é considerada padroeira dos músicos.

Valeriano e Tubúrcio doaram seus bens aos pobres. O prefeito de Roma exigiu que eles abandonassem a fé adquirida, sob pena de morte. Os dois se negaram a rejeitar a fé. Foram condenados e decapitados.

Cecília, agora viúva, foi chamada para depor sobre os bens dos dois irmãos. Ela disse o que eles já sabiam: que os irmãos haviam doado seus bens aos pobres. Cecília foi obrigada a negar sua fé e ela, muito corajosa e com extrema serenidade, acabou sendo condenada à tortura.

Estando sob tortura, Cecília falava sobre as maravilhas de Deus aos soldados que, maravilhados, foram convertidos. O prefeito, vendo que a tortura não havia surtido efeito, mandou que trancassem Cecília em um balneário de águas quentes dentro do castelo, onde ela seria asfixiada pelos vapores. Cecília foi milagrosamente protegida e nada lhe aconteceu. O prefeito mandou, então, que ela fosse morta com três golpes de machado. O soldado não conseguiu arrancar sua cabeça. Cecília permaneceu viva por 3 dias dando conselhos e convertendo todos que iam vê-la e rezar por ela.

Antes de morrer, Cecília cantou louvando a Deus pelas Suas maravilhas.

Ó Virgem e mártir, Santa Cecília, pela fé viva que vos animou desde a infância, tornando-vos tão agradável a Deus e ao próximo, merecendo a coroa do martírio, convertendo pagãos ao cristianismo, alcançai-nos a graça de progredir cada vez mais na fé e professá-la através do testemunho das boas obras, especialmente servindo aos irmãos necessitados. Alcançai-nos também a graça de sempre louvar a Deus com canções espirituais.

Gloriosa Santa Cecília, que os vossos exemplos de fé e virtude sejam para todos nós um brado de alerta, para que estejamos sempre atentos à vontade de Deus, na prosperidade como nas provações, no caminho do céu e da salvação eterna.

Santa Cecília, padroeira dos músicos e artistas, rogai por nós.

Amém.

 

Informações do autor:

Amanda Harduim

Pastoral: Crisma

Catedral Osasco


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page