Liturgia diária 2/10/2016
Evangelho do dia – Lucas Lc 17,5-10 (02/10)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 5os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!”
6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria.
7Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’
8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber?’ 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado?
10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.
Meditação
Na Liturgia deste domingo, a Igreja nos traz a importância de sermos servos humildes de Nosso Senhor Jesus Cristo e o valor da fé para um seguimento constante dEle. Vale-nos lembrar que os desejos de Deus e os nossos nem sempre são os mesmos, e além disso, que o poderio de Deus vai além do tempo! Hoje é comum, por causa da correria de nossos dias, a necessidade de que os pedidos feitos ao Senhor cumpram-se ontem e não conforme a Sua vontade. Aqueles que entendem e sabem esperar o Tempo de Deus (Kairós), possuem algo especial: a Fé!
Segundo o profeta Habacuc, mesmo com as tribulações que surgem na vida do homem correto, temente a Deus, sóbrio e amoroso, ele "viverá por sua fé". O apóstolo Paulo ainda salienta o pedido de não correr para longe de Deus no momento de dúvidas e caos, mas de se alegrar pelo testemunho de Jesus Cristo, e sofrer juntamente com ele e com outros que padecem ao defenderem a fé em Jesus e no Evangelho, pois é "fortificado pelo poder de Deus": a Fé! Peçamos ao Senhor neste dia para que Ele aumente a nossa fé, como fizeram os apóstolos! Com essa armadurs divina, nada e ninguém poderá nos afastar da união com Nosso Salvador! A fé, nada mais é do que crer naquilo que ainda não podemos ver, algo que não será mais necessário no Céu, pois poderemos contemplar Deus face a face! Com a fé, tantas são as obras de Deus realizadas em nossas vidas e nas vidas de nossos irmãos, mas em cada sinal, prodígios, sempre lembremos que somos apenas servos inúteis de Nosso Senhor Jesus Cristo, não fizemos mais do que nossa obrigação!
Peçamos também ao Senhor para não cairmos no erro de nos tornarmos pessoas como "Tomé", duvidosos do poderio de Deus, precisando tocar para crer, mas aprendamos com a conversão dele ao dizer: "Meu Senhor e meu Deus!", o maior ato de fé! "Bem-aventurados os que creram sem terem visto!" Jo 20,29
Informações do autor:
Vítor Kano
1º ano de Filosofia - Seminário São José
Catedral Osasco