Santa Maria Josefa Rossello
Santa Maria Josefa Rossello
No dia de hoje, a Igreja faz memória de Santa Maria Josefa Rossello, santa nascida em Albissola Mariana (Savona-Itália) a 27 de maio de 1811. Sua família tinha como trabalho, a fabricação de vasos de argila; observando esse belo serviço do pai, Madre Rosselo deixou-se modelar pelo verdadeiro oleiro: Nosso Senhor Jesus Cristo, que a fazia ser transformada como a argila, em um belo vaso, encharcado da graça divina. Madre Rossello foi trabalhar logo cedo na casa de uma família muito rica, a qual posteriormente quis adotá-la para que herdasse todos os bens; mas a jovem menina tinha o desejo forte em seu coração de largar tudo para servir ao Senhor.
Ela tenta entrar em uma instituição religiosa, mas não é aceita por não ter condições financeiras de pagar seu dote. Essa sede de servir a Deus não é sanada, pelo contrário, é auxiliada pelo convite do bispo Agostinho de Mari para juntamente com outras meninas, fundarem uma instituição para educação das meninas mais pobres.
Além dos estudos, Madre Rossello e suas amigas buscam ajudar os escravos africanos, dando asilo às jovens escravas e também aos jovens filhos de trabalhadores carentes. Em todo o mundo, suas instituições são conhecidas pela dedicação com os mais pobres, enfermos, dependentes químicos e educação de crianças. Que a exemplo de Santa Rossello, possamos entregar nossas vidas ao Senhor e tenhamos o forte desejo de servi-Lo, ajudando os irmãos a alcançarem a Salvação.
“Coração a Deus e mãos ao trabalho!”
Santa Madre Josefa Rossello, rogai por nós!
Informações do autor:
Vitor Kano
Seminarista 1º ano de Filosofia
Seminário São José
Catedral Osasco