top of page

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Hoje celebramos o dia da nossa querida mãe e padroeira do Brasil Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Foi em 1717, na época das Capitanias Hereditárias que o governante de São Paulo e Minas de Gerais estava de passagem pelo Vale do Paraíba, mais precisamente em Guaratinguetá. Encarregados de garantir o almoço do governante convidaram três pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves para saírem à procura de peixes no Rio Paraíba, sem muito sucesso ao lançar as redes foram descendo até chegar o Porto Itaguaçu, João Alves lançou a rede e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça, ao lançar novamente a rede apanhou a cabeça da mesma imagem, daí por diante os peixes vieram em abundância aos três humildes pescadores.

Depois da pescaria a imagem foi levada para a casa do pescador Felipe Pedroso, onde as pessoas costumavam se reunir ao redor dela para fazer sua oração e a devoção foi crescendo a cada dia. A imagem ficou com Felipe durante anos, até que presenteou seu filho, o qual pelo amor à Virgem fez um oratório simples, onde todos os sábados se reunia com familiares e vizinhos para receber as graças do Senhor por Maria.

Conta-se que estando em uma noite serena, repentinamente as duas velas que iluminavam a Santa se apagaram, houve espanto entre os devotos e Silvana da Rocha querendo acendê-las novamente, nem tentou, pois elas acenderam por si mesmas. Outro milagre de Nossa Senhora foi a libertação do escravo Zacarias, pois o mesmo havia fugido de uma fazenda no Paraná e acabou sendo capturado no Vale do Paraíba, por um capitão do mato e, ao ser levado de volta, preso por correntes nos pulsos e nos pés, passaram perto da capela Santa e pedindo permissão para rezar diante da imagem, rezou com muita devoção que as correntes milagrosamente se romperam, deixando-o livre, diante do ocorrido seu senhor acabou libertando-o.

Maria foi proclamada Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha do Brasil, em 16 de julho de 1930 pelo papa Pio XI. O Brasil rende-se ao amor incondicional da “Mãe negra” no dia 12 de outubro, data que marcou, em 1980, a proclamação de feriado e consagração do Santuário Nacional de Aparecida pelo Papa João Paulo II. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ( CNBB ) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, sendo o maior Santuário Mariano do mundo.

Graças à misericórdia de Deus, Maria apareceu no Brasil na forma de uma imagem negra, na época em que a escravidão no país estava em alta. A virgem Santa, mãe de Jesus Cristo, apareceu em diversas localidades ao redor do mundo em momentos importantes da história e diga-se que ela apareceu em lugares mais necessitados.

Coloquemos nesse dia dedicado a nossa mãe nosso mais profundo agradecimento e que Nossa Senhora continue abençoando esse país, todos os que clamam por suas graças.

Consagremos nossas vidas a nossa protetora.

Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.

Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado nos deu por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Amém.

Dai-nos a bênção, oh mãe querida Nossa Senhora Aparecida Dai-nos a bênção, oh mãe querida Nossa Senhora Aparecida

 
Carina Zanholo

Informações do autor:

Carina Zanholo

Pastoral: Dirigente EJC

Catedral Osasco


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page