São Paulo da Cruz
Hoje celebramos a festa do patrono da Congregação Passionista. São Paulo da Cruz, Sacerdote, filho de uma família sem grandes recursos, mesmo que seu pai era um dedicado comerciante. Paulo, desde pequeno se entregava a profunda vida de oração e penitência, onde se dedicava a estudar também a vida dos santos e dessa forma foi crescendo, se encantava com o exemplo de vida dos eremitas, onde rezando o terço, floresceu sua vocação e assim decide entrar para vida religiosa. Viveu desde então como eremita, indo à cidade apenas aos fins de semana para enaltecer e pregar sobre a Paixão de Nosso Senhor. Assim amadurecia em seu coração inspirado pelo Espírito Santo, um projeto de uma comunidade religiosa onde teria como centro Nosso Senhor Crucificado, daí então nasce a Congregação da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Passionistas)
A exemplo de São Paulo da Cruz, um homem de oração profunda, apaixonado por enaltecer a grandeza da Paixão de Nosso Senhor, devemos cada vez mais nos configurar a exemplo deste grande santo, na imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo, para que possamos ser sinais do Redentor para todos os que nos rodeiam a todo tempo, e assim poder dizer como ele:
“Oração de 24 horas diárias, isto é, fazei todas as ações com o coração e a mente elevados a Deus”.
Oração
Glorioso e Eterno Deus, que conferistes a São Paulo da Cruz a graça das grandes iniciativas cristãs, fazendo-o fundador dos Padres Passionistas, concedei-nos a graça de sermos sempre diligentes e fiéis para as coisas de Deus. Isto vos pedimos por Cristo Nosso Senhor. Amém.
Informações do autor:
Seminarista Henrique Santos
2º Filosofia - Seminário São José
Paróquia São Paulo da Cruz - Região Santo Antônio